terça-feira, junho 27, 2006

A Amazônia à venda

Uma adolescente classe média de Paris está com uma idéia fixa na cabeça ( essas francesas!): lotear a Amazônia, pagando 1 Euro por ano, " globalizando a preservação ambiental". Arre!
Nos idos da Década de 70 - lá por 78, se não me trai a memória), estudantes de Estudos Regionais, em Rio Branco ( a disciplina não durou muito no currículo), ouvíamos falar dos " Trusts", os " contratos de risco". Era uma coisa parecida com isso, nem chegava a ser " Gestão de florestas" nos moldes do que está aí agora.
Mas Samantha Novella, a moçoila francesa está de mala e cuia para vir ao Brésil, registrar uma ONG com esta doce finalidade imobiliária e conta com apoio dos burgueses ambientalistas da França. Ora, se os franceses tivessem mesmo preocupação com o meioambiente global tomariam pelo menos um banho por semana...sabe como é, o efeito estufa etc. Mas vale a pena ler isso, com todo respeito ao Chico Anysio, claro!
A informação está em www.agenciamazonia.com.br, com link para a notícia " L' Amazonie este en vente". Que eu traduziria como " A Amazônia é a sua venta!".
Depois de ir lá e ler, ezquizimuá, volte aqui e considere a minha "contraproposta", que estará postada amanhã.